quarta-feira, 22 de abril de 2009

24

24 assassinatos!!! Este é o número ao qual Pelotas chegou hoje. O município está a um passo de se igualar ao número de homicídios de todo o ano passado (25) e o mês de abril ainda nem terminou!!!

A que se deve o aumento da violência???

As drogas muitas vezes são apontadas como respostas para tudo isto, e de fato elas têm grande peso sobre as agressões, mas o problema vai além, o que leva as pessoas às drogas??? Em especial o crack, já que a pedra é a principal causadora da destruição nos últimos tempos.

Uma simples tragada pode transformar uma pessoa e fazê-la cometer atos dos quais ela nunca irá se perdoar! Todos sabem as consequências e todos têm a opção de escolha, mas porque querer entrar para este mundo???





Simples, mas talvez não entenda quem tem uma vida classe média ou rica com direito a todas as necessidades básicas do ser humano mais uma dosagem de luxo de vez em quando!!

Mas o fato mais perturbador é que diante destes problemas sociais vem a percepção de que as pessoas pobres não são tratadas como gente!!

Se a criança morta à facadas fosse filha do genro do filho do ex conde de alguma coisa que era dono da charqueada não sei das quantas ( embora a família tenha falido e só reste um sobrenome "digno"), o caso daria tanta repercussão e terror que no outro dia o assassino teria sido descoberto e preso.

Mas se o pequeno ser era filho do pedreiro fulano, cujo sobrenome é o mesmo da metade da população pobre do país, seria só mais um coitado que nasceu para morrer desse jeito, cujo sofrimento dos pais é menor porque dinheiro lhes falta!




A violência não assola só os bairros periféricos, mas só o que neles acontece é divulgado! Sim, dinheiro compra a omissão e até mesmo a divulgação ! Assim como é capaz de limpar fichas e deixar delinquentes impunes.

Sei que isso não é novidade para ninguém! Mas repare você em suas reações ao ler as páginas policiais todos os dias de acordo com as diferentes manchetes. O inconsciente o leva a deixar certos fatos de lado como se fossem menos importantes!!

Ex. "Tiroteio no Pestano deixa um morto e três feridos" (normal)

"Adolescente de 17 anos é morto a pancadas na Dom Joaquim" (horror).


O morto na favela será julgado, apontado como merecedor de tal ato por algum motivo, mais um que não presta, não será levado em consideração. Já o do bairro rico as pessoas farão questão de buscar saber quem é, fazer passeata de apoio aos pais e assim por diante. Esse é a vítima, o outro passa a ser o culpado até mesmo depois de estendido sobre o chão!






Ao ver um menino de 13 anos com uma faca ou uma arma na mão tente refletir sobre os motivos pelos quais ele foi parar nesta situação! Na falta de amor e proteção da pobre criatura! É difícil ! Mas as negligências e faltas são reflexos do comportamento da sociedade!!!
Fácil falar, apontar, mas o que fazer?
A raíz dos problemas está na cultura e no modo de agir das pessoas! Sim meu caro amigo! Se ninguém ligasse para a marca da roupa que se está usando, ninguém destratasse um negro por ser negro, se não negássemos comida para um faminto, se ninguém olhasse com desprezo para os pobres, se ninguém debochasse dos ignorantes que não tiveram opotunidade de estudar e dividissem o conhecimento, se todos tivessem um pingo de dignidade e, principalmente, soubessem dar jus ao poder quando este lhes é colocado em mãos, situações como estas seriam evitadas! Nada evita a falta de auto-controle emocional, mas ações como estas ajudam a criar um mundo mais racional!
O que nos distingue dos seres irracionais??? Ainda não descobri!






sexta-feira, 10 de abril de 2009

Headache!!

Achei que usaria o feriadão para muitos posts! Mas por motib]vos de força maior, voltarei semana que vem!

domingo, 5 de abril de 2009

O mar quando quebra na praia é bonito, é bonito!!

Quase todos sabem que sou uma apaixonada por músicas!! Música, música, música, apenas música! De todos os tipos e gêneros, para todos os gostos, desde que me agradem os ouvidos e de alguma forma me façam bem! Mas principalmente aquelas músicas em que não é preciso entender a letra para captar o sentimento e as sensações a serem passadas! Mas é claro que também tem os sons que são puramente letra e essa ganha o lugar da melodia, mas nenhum funciona com um bom conjunto!







Às vezes me perguntam: Que tipo de música tu gosta?? Não sei responder!!
Falar que gosto de rock é muito genérico e parece que me restrinjo apenas a isso!
Citar alguma especificamente pode transmitir uma falsa impressão!
O simples fato de responder a questão mostra que me restrinjo a tipos!!
E dizer que sou eclética dá aquela visão de quem não tem senso crítico para nada e gosta do que aparece pela frente como algo bom!



Minha concepção sobre músicas é um tanto quanto complexa porque elas dizem muito sobre as pessoas! Aliás tenho a triste mania de associar quem eu conheço a alguma música. Pois uma música que transmite algo para uma pessoa pode dizer muito sobre ela. Ao contrário do que muitos podem pensar, esta captação não está relacionada à letra!! O que importa é a essência!



Da água para o vinho com água...

Acho muito legal quando alguém capta esta essência de uma música e dá outra roupagem a esta melodia. Retransmite da forma que se vê! Uma espécie de mensagem repassada, tal qual funciona quando é retransmitida em palavras, um tanto quanto distorcida, às vezes para melhor, às vezes não! E ás vezes simplesmente a forma de transmitir a mensagem faz ela parecer mais interessante ou não!


Buenas, acho que ninguém vai ler até aqui e caso leia não entenderá bulhufas! Tem coisas meio complexas de se explicar ou sou eu que sou muito prolixa mesmo!!
Bem, abaixo tem dois links para duas músicas, na verdade para uma só, mas sob aspectos e olhares diferentes! Uma mesma canção, duas essências!! Talvez se entenda o que quero dizer! Talvez não! Don't matter!!!


http://www.youtube.com/watch?v=5R24xVRhU4s&feature=related - versão 1


http://www.youtube.com/watch?v=7C-j7WdtGq0 - versão 2