Por muitas vezes escutei nas conversas de esquina ou pelas ruas da cidade o seguinte comentário: "Essa cidade não vai para a frente".
Para as pessoas de mais idade que viveram no tempo em que Pelotas já foi muito importante para o Estado e movimentava muito capital esse pensamento deve ser muito angustiante. Mas para mim que cresci enquanto a cidade regredia, a concepção é um pouco diferente...
Para mim é clara a resposta para esse declínio. Não sei explicar o começo da decadência porque não acompanhei, era muito criança. Mas eu diria que desde os últimos dez anos o problema da cidade são as pessoas que nela habitam há algum tempo.
Como assim?? Simples. Pelotas é uma cidade com estrutura suficiente para crescer e evoluir no tempo, o problema é que as pessoas que há algum tempo habitam são extremamente conservadoras! Tão conservadoras que fizeram com que a cidade se conservasse no tempo...
Embora Pelotas não seja uma cidade tão pequena como outras ao redor ainda é considerada cidade de interior porque a mente das pessoas funciona como a de pessoas de cidades minúsculas.
O pessoal mais velho não se interessa pelas novas tecnologias e resiste a se adaptar a elas ( e quando falo pessoal mnais velho não me refiro só a terceira idade). As novas modas, tendências, tecnologias, novas formas de relacionamento, homosexualismo, sexualidade prematura por parte dos jovens, enfim.. tudo ainda é visto e apontado como se o século vivido ainda fosse o passado. O problema é que os lugares desenvolvidos já vivem conforme o século atual e não perdem tempo discutindo sobre bobagens como a vida alheia.
Aqui o que é novo assusta ao invés de entusiasmar. E quanto aos jovens?? Por que não fazem nada??? Porque é cômodo estudar e fazer as amizades aqui, sair de noite sem gastar muito e ter mais segurança do que em cidade grande. Mas quando esses jovens se tornam adultos, o primeiro pensamento é: "Vou me formar e 'largar' fora daqui! Aqui não tem futuro!".
Esse pensamento, é claro, faz parte da visão de quem tem uma família um pouco mais mente aberta ou a oportunidade de conhecer outras culturas,. E para isso não é preciso ir muito longe! Em três horas e meia de viagem já chegamos a outro mundo!!!
A prova mais recente do que falo foram as últimas eleições. Depois de tantos escândalos, descobertas e revelações, o povo pelotense foi capaz de reeleger quase toda a câmara de vereadores.
Os ratos seguem tudo lá!!
Apenas quatro trocas que nem foram tão inesperadas assim aconteceram!! Êta cidade conservadora hein!! Talvez o povo não tenha culpa, talvez os novos candidatos não tenham agradado muito... mas como saber se nenhum seria melhor sem experimentar coisas diferentes??? Taí uma palavra que grande parte do povo pelotense desconhesse: experimentar!!!
Quem não tem medo do novo... sai de Pelotas!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário