quarta-feira, 15 de outubro de 2008

A sociedade é cíclica

Já dizia uma antiga frase: "A sociedade é cíclica", ou seja, a história se repete!!! E atualmente temos mais uma prova disso!!


Há mais de 40 horas uma jovem de 15 anos permanece refém de um ex- namorado desequilibrado na cidade de Santo André, em São Paulo. Os amigos da moça que estavam presentes no local quando o rapaz invadiu já foram liberados. A polícia continua com as negociações, embora o rapaz se mostre resistente a qualquer tipo de acordo. Aliás, ele nem quer contato!

Um homem de 22 anos em um estado emocional abalado. Outros reféns relatam que ele afirma não sair vivo dessa situação. O motivo? Conflitos amorosos. O que ele é capaz?? Ninguém sabe...

Há 8 anos...

No dia doze de junho de 2000 o Brasil acompanhou de perto uma outra situação em parte parecida! O sequestro do ônibus 174, no Rio de Janeiro. Durante seis horas um rapaz chamado Sandro Nascimento manteve as pessoas dentro daquele ônibus como reféns!

Na época o caso também teve grande repercussão na mídia. Repórteres de vários veículos de comunicação cercaram o ambiente onde o fato ocorria para fazer a cobertura completa dos fatos, assim como nesse sequestro em Santo André.

Sandro Nascimento se mostrava tão inseguro e sem saber que rumo dar a vida quanto esse rapaz. Suas ações eram tão imprevisíveis quanto as deste rapaz. Ele não queria negociar porque nem sabia o que queria, como este rapaz.

E o que fez a polícia nesta ocasião?? Há oito anos??
Mostrou absoluto despreparo para enfrentar situações como essa e o desenrolar da história foi trágico em decorrência desse despreparo!!
E o que a polícia mostra agora???
Que oito anos não foram suficientes para aprender os procedimentos corretos em uma situação como esta!! Mais uma vez, mesmo após a presença de policiais em um lugar onde uma cidadã corre risco de vida, é o bandido quem domina e comanda a situação!!!

Culpa da polícia??? Não é lógico!! É culpa de todo um sistema cheio de falhas que mostra que no Brasil a população não está protegida nem quando está rodeada de policiais!!

Só resta aguardar o final dessa história que já está virando reality show há quase dois dias e torcer para que o final não seja nem de perto semelhante ao do ocorrido com o ônibus 174.

Nenhum comentário: